Share |

Santo Tirso: Bloco de Esquerda defende uma melhor rede de transportes públicos.

Santo Tirso
Santo Tirso

O Bloco de Esquerda de Santo Tirso alertou para a falta de qualidade da oferta da rede de transportes públicos, deixando populações de algumas freguesias em maior fragilidade e mais dependentes de veículo próprio ou mesmo sem possibilidade de se moverem dentro e fora do concelho. 

Lê a pergunta da Bloco dirigida ao Executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso:

Atualmente, a rede de transportes assegurada pela Câmara Municipal de Santo Tirso (TUST) abrange apenas 27% da área do concelho. Esta falta de oferta e de qualidade na rede de transportes tem originado um número elevado de queixas de tirsenses, muitos deles que necessitam de se deslocar diariamente e, por isso, de ver a sua área de residência abrangida.

Apenas a título de exemplo, realçamos dois problemas graves: uma das freguesias pior servida de transportes é Monte Córdova e, no caso de acessibilidade ao hospital de Santo Tirso ou de Famalicão, muitas vezes utilizados pelos munícipes de Santo Tirso, esta também tem originado bastantes queixas pela falta de regularidade ou abrangência.

Segundo o novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (RJSPTP), aponta para que, no início de 2020, haverá necessidade de novos contratos de serviço público pela Camara Municipal relativos a empresas de transportes que atuam na cidade, havendo assim oportunidade para correção de alguns pressupostos associados aos processos de subconcessão.

No nosso entender, este é o momento para corrigir assimetrias e apostar num verdadeiro serviço público de transportes. Assim sendo, o Núcleo do Bloco de Esquerda de Santo Tirso alerta para a necessidade de revisão da qualidade da oferta da rede de transportes públicos, deixando populações de algumas freguesias em maior fragilidade e mais dependentes de veículo próprio ou mesmo sem possibilidade de se moverem dentro e fora do concelho.

Atendendo ao exposto, o Núcleo do Bloco de Esquerda de Santo Tirso coloca as seguintes questões:

1. A Câmara Municipal de Santo Tirso tem conhecimento das fragilidades na rede de transportes aqui apontadas?

2. Tem a Câmara Municipal de Santo Tirso, atualmente, algum plano em curso para a extensão da rede de transportes no concelho?

3. Está a ser preparado o novo regime de concessão, tendo em conta as necessidades de transporte dos tirsenses e a necessidade de uma maior abrangência da sua rede de transportes?