Share |

Os rostos do Bloco: Luís Monteiro

Luís Monteiro
Luís Monteiro

Luís Monteiro é o terceiro candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia da República nas legislativas 2019 pelo círculo eleitoral do Porto.

Natural de Vila Nova de Gaia, 26 anos, Luís Monteiro é licenciado em Arqueologia e Mestre em Museologia pela FLUP. Foi Presidente da Associação de Estudantes da Escola Artística Soares dos Reis entre 2008 e 2011 e Vice-Presidente da AEFLUP entre 2011 e 2014. É autor do documentário Museu da Vergonha (2019) e impulsionador de um movimento pela defesa da transformação do actual Museu Militar do Porto – instalado na antiga sede da PIDE na cidade – no Museu da Resistência e Liberdade do Porto.

Como deputado eleito à Assembleia da República em 2015 pelo distrito do Porto, integrou a comissão de Educação e Ciência e a comissão da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, batendo-se por matérias tão importante como a redução do valor das propinas , uma ação social justa no Ensino Superior, o combate à Praxe, um sistema de investigação robusto e com regras claras, a criação de uma rede de teatros e cine-teatros, entre tantas outras lutas.